quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Linguagem definida: PHP

Opa! Ontem, obtive muitos progressos. Pesquisando os recursos da linguagem PHP, descobri que ela me oferece tudo o que precisarei  - ou o que eu acho que precisarei – para o meu projeto. Logo, ela é a eleita para eu construir o meu sistema, junto com o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) MySQL.

 

Essas duas ferramentas são livres de licença, e são fornecidas por quase 99% dos provedores de sites, o que vai me dar um bom leque de fornecedores para escolher onde hospedarei o meu sistema. Caso eu optasse por uma solução Java ou Ruby On Rails, as minhas opções seriam mais restritas, conforme pesquisei por aí no mercado.

 

Além disso, conclui o Diagrama de Caso de Uso do meu sistema. E comecei a rascunhar a sua modelagem de dados.

 

Com relação à estrutura do sistema, ainda não decidi definitivamente, mas minha idéia é usar uma modelagem em camadas, onde o acesso aos dados se dará por stored procedures, que por usa vez serão acessadas por classes – que o PHP 5 me permite conceber. E por classes também, o negócio do sistema estará representado. Sim, será um sistema desenvolvido com Orientação a Objetos!

 

Meus próximos passos são concluir a modelagem de dados e fazer o Diagrama de Classes, para, em seguida, iniciar a fase mais trabalhosa – e também a mais prazerosa, pelo menos para mim - do desenvolvimento de sistemas: a codificação das stored procedures MySQL e classes PHP.

 

Nenhum comentário: