segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Contratempos na instalação de Apache + PHP + MySQL + Windows Vista

Este final de semana foi dedicado a minha tentativa de configurar o meu note, com Windows Vista Home Premium, para rodar o Apache + PHP + MySQL, uma vez que esse meu projeto em Web 2.0 será desenvolvido em PHP + MySQL.

 

É uma tentativa porque ainda eu não consegui instalar o MySQL. O Apache e o PHP eu consegui, a muito sangue, suor e lágrimas – como esse Windows Vista é um porre!

 

Consegui instalar o Apache graças às dicas encontradas neste post: "Instalando o Apache + PHP + MySQL no Windows", um artigo publicado no site www.guiadohardware.net. Porém, só obtive êxito quando configurei o Apache para a porta 8080. Apesar de não ter o IIS instalado no meu note, parecia que o Vista reservava a porta 80 por algum motivo e não deixava que outra aplicação, neste caso o Apache, a utilizasse.

 

Já o PHP, meus logros foram graças a este outro artigo: "Instalando Apache, PHP, MySQL e PhpMyAdmin no Windows", publicado no www.babooforum.com.br. Apesar do artigo alertar que as dicas somente são válidas para o Windows XP, eu consegui fazer o meu PHP funcionar.

 

Em tempo. As versões que eu instalei, ou estou tentando instalar, são: Apache 2.2, PHP 5.2.6 e MySQL 5.0.

 

Já o MySQL, o problema que estou enfrentando é com relação a configurar a instância do servidor no Vista. Pelo que pesquisei, conforme estes dois artigos: "Como instalar o Mysql no Windows Vista", do www.linhadecodigo.com.br; e o "Rodando MySQL no Windows Vista", do blog Dui e Quel, o configurador da instância não consegue driblar o sistema de controle de acesso do Vista. A solução é crackear o executável do configurador para eliminar o trecho do programa referente a esta parte do processo de configuração. É o que eu tentarei mais tarde, quando me sobrar um tempinho. Pois quando eu já tiver o MySQL pronto no meu note, conseguirei desenvolver a pleno vapor o meu, ainda imaginário, sistema em Web 2.0.

 

P.S: Para mim, todos esses problemas que estou enfrentando não são meramente casuais. São empecilhos colocados propositalmente no S.O. pela fabricante (a Microsoft) para impedir que sistemas de concorrentes, ou de licença aberta, sejam instalados no lugar de outros sistemas que a mesma também comercializa. Artifícios inconvenientes, para os usuários, em nome da guerra comercial. É a economia, seu estúpido!

 

Nenhum comentário: